O Ícone

nsrapentecostesO ícone original está exposto para veneração na capela do Seminário Nossa Senhora de Pentecostes como patrimônio da Fraternidade Jesus Salvador.

No ícone Nossa Senhora de Pentecostes está envolvida pelo fundo dourado. Cor que na iconografia é sinal da realidade celeste, da presença da Glória de Deus. Sendo assim, como retratada neste ícone, a presença de Deus envolve Maria que desde a sua concepção é apartada do pecado, é ela a Imaculada Conceição, a cheia de graça (cf. Lc 1,28) já que a glória de Deus não reside com o pecado (cf. IJo 1,5;).

A posição de Maria, elevada sobre os Apóstolos, como que projetada  fora e acima do ícone, vem significar o dogma da Assunção. Maria assunta de corpo e alma ao céu. Ela é também a Mãe de Deus, como nos indicam as inscrições gregas que ladeiam sua cabeça: Theothokos, que significa Mãe de Deus, também nos remetendo a mais um dogma mariano. É ela a sempre Virgem, antes, durante e depois do parto de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este acontecimento miraculoso é representado pelas três estrelas postas sobre sua testa, e ombros. Acima de sua cabeça está uma labareda de fogo, significando o próprio Espírito Santo (At 2, 2-4), seu Místico Esposo. Deste fogo ao alto, saem línguas “como que de fogo” (cf. At 2,3) que se repartem sobre os apóstolos aos pés da Virgem. Dela, a cheia da graça do Espírito Santo, as chamas se repartem sobre os Apóstolos, pois é ela, Medianeira de todas as graças, e está na cena de Pentecostes como madrinha, clamando.

As cores assim como os delineamentos são de profundo significado para a iconografia: o manto da Virgem que cobre sua cabeça e quase todo seu o corpo é vermelho como a chama acima, pois ela é repleta do Espírito Santo, toda abraçada pela graça do Espírito Santo (cf. Lc 1,35). Sua túnica é azul, cor que na iconografia muitas vezes se reteme à humanidade, condição frágil e dependente- como também todos os Apóstolos contém esta cor. Ou seja, é toda a condição humana, enfraquecida pelo pecado, envolvida pela graça do Espírito Santo, realizando nela os efeitos de Pentecostes.

As mãos e os braços de Maria estão abertos e apontam ao alto, em louvor e intercessão, como que esperando o que Deus pode conceder. Esta particularidade mostra a postura dos primeiros cristãos quando oravam, a qual ela é o modelo; modelo ainda daqueles e daquelas que assumem uma vida de Louvor de Deus.  Seus olhos bem abertos e voltados para cima mostram sua atenção ao que Deus lhe revela, sua boa pequena mostra uma mulher de silêncio, que tudo guardava em seu coração, sem reclamar ou murmurar, próprio de quem contempla, e o volume de suas orelhas saltadas fora do véu mostram sua capacidade de escuta a Deus.

E ainda no ícone está a inscrição: “E todos ficaram repletos do Espírito Santo” como em At 2,4, inserindo na realidade de Pentecostes, lugar de cada irmão e irmã salvista.