“Paz na Terra aos homens de boa vontade”

“Paz na Terra aos homens de boa vontade”

Foi aprovado, pelos Bispos presentes na 52ª Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida, o ANO DA PAZ. Este ano se iniciou na festa de Cristo Rei de 2014 e irá até o natal do ano que vem.

A Paz é dom de Deus e conquista nossa. A paz é a atitude de quem é de Deus, de quem é conduzido pelo Espírito Santo de Deus. Tanto é que Jesus Cristo, depois de sua ressurreição, saudava a todos com a paz: “A paz esteja contigo”. “A PAZ ESTEJA CONVOSCO. ASSIM COMO O PAI ME ENVIOU, TAMBÉM EU VOS ENVIO A VÓS” (Jo 20, 19ss).

São Paulo, na sua carta aos Romanos, quando descreve os que são de Deus e aqueles que fazem a vontade de Deus, nos lembra que uma das atitudes essenciais, desta pertença e do senhorio de Deus na vida é VIVER A DIMENSÃO DA PAZ. E são tantas as páginas da Sagrada Escritura que nos falam dos profetas da Paz e da Esperança. Prepararmo-nos para o Natal do Senhor é aumentar em nós a convicção de que devemos ser homens e mulheres da Paz. É garantir nas nossas vidas e na vida dos nossos irmãos e irmãs a bem-aventurança da paz: “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus” (Jo 5, 9).

Assim, vamos viver em nossa Igreja do Brasil O ANO DA PAZ. Temos consciência de quanto nossa nação precisa de paz e de justiça. Basta estar atentos à nossa realidade, basta olhar em nossa volta, basta seguir os meios de comunicação, de todos os tipos e expressões, para sentirmos a necessidade de sermos construtores da Paz. Não é possível que a violência continue a imperar em tantos recantos de nosso país. Não é possível que os índices que apontam as problemáticas de nosso país continuem a crescer nas estatísticas, das diversas pesquisas de opinião e de qualidade de vida dos brasileiros. É preciso que tomemos atitudes coerentes com a nossa fé e que possa crescer entre nós a Paz, o respeito, a verdade, a boa convivência entre os indivíduos e os grupos sociais. Vem nos ajudar em nossa reflexão e em nossa luta pela paz, a escolha do tema que o Papa Francisco fez para o 48 º dia mundial da Paz: “Não mais escravos, mas irmãos”. O Papa Francisco pede repetidamente à comunidade internacional para pôr fim ao tráfico de seres humanos. Em um comunicado, o Conselho Pontifício para a Justiça e Paz destacou que a escravidão moderna inclui “tráfico de seres humanos dos imigrantes e prostitutas, a exploração de trabalho escravo.” Para combater esta “praga social”, afirma o documento, a primeira atitude é o reconhecimento da dignidade de todas as pessoas. Foi Paulo VI, o primeiro Papa que celebrou o Dia Mundial da Paz na década de 60.

Assim, unamo-nos todos, os batizados e os homens e mulheres de boa vontade, para vivermos concretamente este ANO DA PAZ em nosso Brasil, com todas as motivações que nos vem do Evangelho, dos apelos do Papa Francisco, das necessidades de nossas famílias e de nossa sociedade.

Que celebrando o Natal do Senhor Jesus e o Ano Novo de 2015 possamos deixar ressoar em nossos ouvidos o canto dos anjos aos pastores, em Belém: “glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc 2, 14).

Vivamos com alegria este ANO DA PAZ. Traduzamos em obras, em atitudes, em atividades pacíficas as mensagens evangélicas da Paz. Que a Paz nos acompanhe em todos os dias de nosso ano novo. Que a Paz esteja presente em todas as nossas famílias, grupos e serviços. Que a expressão litúrgica do final da celebração eucarística: “ide em paz e que o Senhor vos acompanhe” seja, de verdade, uma convicção e uma opção de vida para todos nós, que cremos no Senhor da Paz.

Feliz Natal. Abençoado Ano Novo. Sejamos construtores da Paz.

Fonte: diocese-sjc.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.