SALVISTAS, vinte anos de uma história de Louvor!

SALVISTAS, vinte anos de uma história de Louvor!

20anos“O Padre Gilberto é a semente que Deus plantou… unidos somos esta Obra de Louvor, a Fraternidade Jesus Salvador”. Há vinte anos atrás, depois de muita ora- ção e sinais dados por Deus, sob o impulso do Espírito Santo, um padre, no auge de sua idade, hoje conhecida como a terceira idade do homem, pouco valorizada por alguns, dá início a um sonho: a Fraterni- dade Jesus Salvador. Mais uma vez, Deus mostra que a Obra é Ele mesmo quem faz, escolhendo instrumentos frágeis e limita- dos, para que se torne visível a sua glória. São saudosas as lembranças de nosso Pai- -fundador: Pe. Gilberto Maria Defina, sjs. Quando entrei na Fraternidade me recor- do, como se fosse hoje, de nosso Pai fun- dador na sua cadeira de rodas. Deparei-me com um homem com a saúde debilitada, sofrendo com suas dores físicas. Eu mesmo, numa das ocasiões, o acompanhei em uma de suas internações e era visível sua dor e sofrimento, mas ao mesmo tempo eu sabia muito bem que através daquela fragilidade se escondia um “gigante na fé”. Nos quatro anos de convivência que tive a graça de es- tar constantemente com ele, jamais o ouvi murmurar, pois ele mesmo dizia: “meus fi- lhos, a murmuração não deve fazer parte da vida de um salvista, pois afeta diretamente a vivência do carisma que nos foi dado por Nosso Senhor, o Louvor de Deus, portanto, murmurar é ir contra nosso Carisma”.

Um homem que pouco falava, mas quando se pronunciava por poucas palavras que fos- sem, transmitia uma profundidade espiri- tual que enchia os corações abertos à graça de Deus. Vinte anos se passaram e comple- tam-se dez anos de seu falecimento; entre- tanto, vemos que ele não passou, mas que permanece vivo na ação de cada salvista, dos seus filhos e filhas, como ele gostava de dizer, daqueles que dão continuidade a esta Obra de Louvor. Para ele a vivência de nos- so lema: “No mínimo devemos dar a Deus o máximo!” era uma obrigação para cada um de nós salvistas ao dizer: “… por causa desse Carisma, que é o Louvor de Deus, tudo fa- zer, na Fraternidade, do modo mais perfei- to possível; no amor à Sagrada Eucaristia, à Virgem Maria e ao Santo Pa- dre, o Papa. Na Liturgia, (…) o Canto Sagrado, as alfaias do altar, as vestes dos sacerdotes e ministros, (…) tudo quanto se refira à Sagrada Liturgia, e ainda, todo aspecto oracional, (…) tudo deve servir para direcionar a nossa mente e coração ao perene Louvor de Deus.

E por isso e muito mais, no mínimo deve- mos dar a Deus o máximo!”. Fiz questão de deixar as palavras de nosso Pai-fundador aparecer mais do que as minhas neste texto, para que possamos relembrá-lo, e para que os mais novos, que não puderam conhe- cê-lo, pudessem contemplar um pouco do imenso tesouro espiritual que tivemos em sua pessoa e que permanece vivo até hoje. Ao nosso Pai-fundador que intercede hoje por nós junto de Deus, assim cremos, nossa eterna gratidão pela docilidade em viver a vontade de Deus em sua vida. Padre Gil- berto, nós o amamos muito, esse é o agra- decimento de seus filhos e filhas que vivem este Carisma.

A todos os salvistas: padres, irmãos, irmãs e leigos, nestes vinte anos de história (este mês de setembro é festi- vo para nós), renovemos a nossa entrega a Nosso Senhor Jesus Salvador, na certeza de que, através deste Carisma, muitos ho- mens irão voltar o seu coração para Deus. Essa é a razão do nosso existir: sermos de Deus para levar os outros para Deus. Moti- vo verdadeiro de nossa alegria que nos faz homens e mulheres felizes e realizados: a nossa entrega, o nosso serviço dentro desta Fraternidade, a todo o povo de Deus. Desta forma daremos continuidade ao sonho de nosso Pai-fundador que nasceu do Coração do nosso Deus. Portanto, sejamos firmes e fortes nas tribulações que virão às nossas vidas. Viver o Louvor de Deus é um de- safio que nos foi imposto, mas jamais nos esqueçamos de que somos privilegiados, muito amados e queridos por nosso Senhor Jesus Salvador, e essa força e sentido en- contraremos na íntima união e comunhão com Jesus Eucarístico que nos sustentou até aqui, firmes e fortes na caminhada. Dirijo minhas últimas palavras aos nossos ben- feitores, padrinhos e madrinhas, e a todos os amigos da Fraternidade, que sempre acreditaram em nossa vocação salvista. Se chegamos até aqui, completando esses vinte anos de história é graças a todo seu esfor- ço. Vocês são a Providência Santíssima em nossas vidas. Deus os abençoe.

Por Padre Afonso Maria
Prior Geral do IMSJS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.