OS FRUTOS DE PENTECOSTES

OS FRUTOS DE PENTECOSTES

No dia de Pentecostes celebramos a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos em Cenáculo com Maria, a Mãe de Jesus, e sobre uma multidão de pessoas que lá estavam. “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados; ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2, 1-2;4).

Jesus cumpriu a promessa enviando seu Espírito sobre todos os que lá estavam, pessoas provenientes de todas as nações da terra, em primeiro lugar, como um dom de unidade para fortalecer a sua Igreja nascente e confirmar na fé os seus discípulos, portanto, o fruto imediato desse acontecimento é a unidade. Pessoas tão diferentes aderindo a uma mesma fé, falando uma mesma linguagem e amando o Senhor acima de tudo.
Os discípulos, que estavam com medo de testemunhar a sua fé no Senhor Jesus, depois de receberem a força do alto, começaram a pregar com tamanha coragem e autoridade que muitas pessoas se converteram e aceitaram o Ressuscitado como Senhor de suas vidas.

O Senhor age do jeito certo e na hora certa. Sendo assim, Ele também quer contar com cada um de nós para continuarmos sua missão. A Graça do Espírito Santo nos impulsiona a testemunhar as maravilhas de Deus em nossas vidas como os primeiros discípulos fizeram. Quantas vezes experimentamos o amor de Deus na realidade concreta de nossas vidas? Então não podemos nos calar, precisamos sair dos lugares cômodos, da rotina que muitas vezes nos congela, dos mecanismos já caducos e ultrapassados e usarmos uma nova linguagem na Evangelização, um novo método, um contato direto com as pessoas para que pelo poder do Espírito Santo todos tenham acesso ao Ressuscitado e recebam Dele a vida plena.
pente
Umas das graças que mais precisamos pedir ao Espírito Santo hoje é a “Parresia”, termo grego que indica coragem e ousadia para mostrar ao mundo que vale a pena ser de Cristo, que o Evangelho não está ultrapassado, Cristo é vivo e pode hoje mesmo mudar minha história, preencher e dar sentido à minha vida. Como nos exorta nosso querido Papa Francisco, não podemos mais abrir as portas das nossas igrejas e ficar simplesmente esperando as pessoas entrarem, mas sim sair ao encontro delas para trazê-las a Cristo.

Nós, salvistas, temos uma devoção especial à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, pois acreditamos que levar as pessoas a fazer essa experiência de Pentecostes através da Efusão do Espírito Santo seja um meio eficaz para levá-las a um processo de sincera conversão, tornando-as, assim, testemunhas fiéis do Senhor. O Espírito Santo é quem fecunda e dinamiza nossas iniciativas de evangelização, Ele é a Alma da Igreja sem a qual a Palavra anunciada que liberta o homem do pecado e da morte não seria atual; a comunidade que se reúne e vive em torno de uma mesma fé não passaria de um aglomerado de pessoas vazias e sem direção.

Sendo assim, nós, salvistas, queremos ser homens e mulheres cheios do Espírito Santo e através do nosso Carisma, “O Louvor de Deus”, levar o maior número de pessoas à santificação por meio da graça de Pentecostes que é atualizada todos os dias na celebração da Santa Missa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.