Encíclica sobre a ecologia

Encíclica sobre a ecologia

Dom Erwin Kräutler irá colaborar em encíclica sobre a ecologia. Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Bispo do Xingu, dom Erwin Kräutler, foi convidado para colaborar na encíclica do Papa Francisco sobre a ecologia. O bispo afirmou em entrevista à Rádio Vaticano que durante encontro com o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, foi convidado para colaborar na redação do novo documento.

Dom Erwin Kräutler irá colaborar em encíclica sobre a ecologia.

Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Bispo do Xingu, dom Erwin Kräutler, foi convidado para colaborar na encíclica do Papa Francisco sobre a ecologia. O bispo afirmou em entrevista à Rádio Vaticano que durante encontro com o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, foi convidado para colaborar na redação do novo documento.
“Disse com muito prazer, com muita alegria que vou ajudar. Vou falar sobre a parte da Amazônia, especialmente no que diz respeito aos povos indígenas”, comentou dom Erwin à emissora da Santa Sé.
O bispo entregou na sexta-feira (4), em audiência com o Pontífice, um documento atestando casos de violências a que estão submetidos os povos indígenas e seus aliados. “Grupos políticos e econômicos relacionados com a agroindústria, a mineração e construtoras, com apoio e participação do governo brasileiro, querem revogar os direitos territoriais dos povos indígenas”, diz um trecho do documento, escrito em espanhol.
Dom Erwin, que em julho completa 75 anos dos quais quase 50 dedicados ao Xingu, em breve deve entregar a sua carta de renúncia. A respeito desse assunto, o bispo comentou na entrevista a preocupação com a evangelização no território vasto que compreende a Prelazia do Xingu. Dom Erwin explicou que já há um projeto de subdivisão da atual Prelazia em três dioceses.
O bispo declarou ainda que o Papa espera dos bispos “propostas concretas” frente aos desafios da atualidade.
“Os bispos têm que ser corajosos e têm que dar propostas, e não propostas para atenuar talvez a situação, mas propostas concretas. Não posso fazer receitas para todos, mas eu quero e espero que os bispos tenham coragem de dizer o que estão pensando”, disse dom Erwin, referindo-se ao apelo do Papa.
Fonte: Rádio Vaticano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.