Vaticano apresenta o programa

Vaticano apresenta o programa

Vaticano apresenta o programa para Canonização de João Paulo II e João XXIII Porta-voz esclarece dúvidas sobre o número de participantes. Há espaço para aqueles que querem vir. Não haverá bilhetes para entrada Por Rocio Lancho García ROMA, 01 de Abril de 2014 (Zenit.org) – Falta menos de um mês para que o Santo Padre canonize dois de seus antecessores

Vaticano apresenta o programa para Canonização de João Paulo II e João XXIII

Porta-voz esclarece dúvidas sobre o número de participantes. Há espaço para aqueles que querem vir. Não haverá bilhetes para entrada

Por Rocio Lancho García

ROMA, 01 de Abril de 2014 (Zenit.org) – Falta menos de um mês para que o Santo Padre canonize dois de seus antecessores. João Paulo II e João XXIII serão proclamados santos dia 27 de abril, em uma cerimônia na Praça de São Pedro onde milhares de pessoas serão testemunhas deste momento tão importante para a Igreja.
Padre Federico Lombardi garantiu que o Vaticano não fez provisões do número de fiéis que estarão em Roma para o evento, mas disse que “a praça de São Pedro, mais a Via da Conciliação podem conter , no máximo, 250 – 300 mil pessoas. A cidade de Roma tem uma população de 3,7 milhões de habitantes e nos ônibus cabem 50 pessoas”. Com esses dados ele deixou a entender a desproporção das previsões de alguns meios de comunicação que falam de até 5 milhões de peregrinos.
O porta-voz do Vaticano também lembrou que não serão distribuídos bilhetes de entrada, ou seja , os peregrinos que chegarem primeiro acompanharão a cerimonia no espaço preparado para a canonização. “Podem vir a Roma todos os que desejarem, há espaço para todos”, afirmou. Por outro lado, em resposta à pergunta de um jornalista, Lombardi observou que a possibilidade de que o Papa emérito esteja presente na canonização está em aberto, nada é certo ainda.

Em conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira, 31 de março, foram divulgados alguns detalhes sobre o desenvolvimento e os eventos planejados por ocasião da canonização. Estavam presentes o cardeal Agostino Vallini, vigário para a diocese de Roma, dom Giulio Dellavite, secretário-geral da Cúria diocesana de Bergamo e dom Walter Insero, responsável pelo Escritório de Comunicação do Vicariato de Roma.
Cardeal Vallini destacou que 27 de abril será uma celebração de natureza espiritual, ou seja, não se trata de transmitir uma mensagem de caráter humano ou uma festa qualquer. “É algo espiritual, é a festa da santidade”.
Além disso, o cardeal lembrou o grande trabalho que os dois pontífices realizaram na diocese como “bispos de Roma”. E comentou que, se há um fio de ligação entre João Paulo II e João XXIII, este é a fé. “A mensagem que deve chegar a todos é que, à luz da fé viveram e alcançaram esta meta”.
Vallini destacou que a diocese convida a viver uma experiência espiritual e esclareceu que por esta razão não foram organizadas atividades “que fizessem perder de vista o centro fundamental que é a Graça de Deus”.

Por outro lado, dom Insero mostrou a parte mais técnica sobre os preparativos para o dia da canonização.

Na terça-feira, 22 de abril, às 20h30, a Basílica de São João de Latrão vai acolher um encontro para jovens presidido pelo Cardeal Vallini. Contará com a participação dos dois postuladores: monsenhor Slawomir Oder (da causa de João Paulo II) e padre Giovangiuseppe Califano (da causa de João XXIII) . O encontro termina com uma catequese de Don Fabio Rosini, diretor do serviço de vocações para o vicariato de Roma.
No sábado (26), às 21:00 acontecerá a “noite branca de oração”. As igrejas no centro de Roma estarão abertas para oração e confissão. Para esta vigília foram preparadas passagens bíblicas e textos dos dois papas a ser meditado em oração. 11 igrejas estarão abertas e a animação litúrgica será realizada em diferentes idiomas.
Dom Insero indicou os meios de comunicação destinados a divulgar e difundir as informações sobre a canonização. Foi desenvolvida uma plataforma digital “com objetivo de oferecer aos peregrinos e fiéis a oportunidade de obter notícias e informações úteis sobre as celebrações e também reflexões espirituais sobre a vida e os ensinamentos dos dois papas”.

O site oficial é www.2papisanti.org , disponível em cinco línguas – italiano , Inglês, francês, espanhol e polonês – onde você pode acessar notícias, eventos, informações para a imprensa, contatos, fotos e vídeos, bem como documentos biográficos e espirituais, “que permitem uma melhor compreensão do caminho da santidade de João XXIII e João Paulo II”.
Foi disponibilizado também um aplicativo gratuito chamado “Santo Subito”, disponível nos próximos dias, tanto para Android como IOS (Italiano, Inglês, Espanhol e Polonês) .

A canonização também está nas redes sociais:

https://www.facebook.com/PapaGiovanniPaoloIIpaginaufficiale

https://www.youtube.com/user/adminkarol

Outro projeto que nasceu graças à colaboração com uma turma de alunos da LUMSA , é chamado #2POPESAINTS . Dom Insero disse que após a seleção de inúmeras propostas, fizeram um planejamento de mídia social para mostrar aos jovens, os ensinamentos e o testemunho de fé desses dois novos santos . A partir de 06 de abril até a data da canonização, será proposto um tema por dia, que tem a ver com dois papas, para ser comentado nas redes sociais. Além disso, haverá um Hangout no twitter para seguir os briefings do dia, na semana que antecede a canonização.

(Trad.:MEM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.