Sob os passos de nosso Pai Fundador

Sob os passos de nosso Pai Fundador

Queridos irmãos e irmãs leitores, caros amigos internautas!

Gostaríamos de partilhar com vocês um momento ímpar vivido pelo Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador no início de 2013: trata-se do Retiro Pré-Capitular que realizamos em Brodowski-SP, que fica ao lado de Ribeirão Preto, do dia 18 a 23 de fevereiro, e que reuniu praticamente todos os sacerdotes, diáconos e fratres de votos perpétuos de nosso Instituto, inclusive os irmãos que moram na Europa.

Mas o que significa um “Retiro Pré-capitular”? Toda congregação, normalmente a cada seis anos, realiza aquilo que chamamos na vida religiosa de “Capítulo Geral”. Este evento é a autoridade máxima do Instituto. Durante os dias de capítulo, além  da alegria do encontro fraterno, dedicamos um bom tempo para reavaliarmos nossa caminhada enquanto família religiosa, tomando decisões que se fazem necessárias para todo o Instituto, bem como elegemos um novo governo para toda a obra (Prior Geral, Ecônomo Geral e sete Conselheiros). As Irmãs Salvistas também se preparam para este grande acontecimento, fazendo uma avaliação de sua caminhada e elegendo também seu novo governo (Priora Geral, Ecônoma Geral e Conselheiras).

O Capítulo Geral é, portanto, um acontecimento de grande magnitude e que exige uma boa preparação. Nosso terceiro Capítulo Geral acontecerá no mês de fevereiro de 2014. Eis porque realizamos nosso retiro pré-capitular neste mês de fevereiro, portanto, há um ano deste grande evento salvista.
Mas por que na Arquidiocese de Ribeirão Preto? Na verdade tivemos esta inspiração no ano passado. Gostaríamos de terminar nosso tempo de retiro visitando ambientes e lugares onde nasceu e  viveu nosso Pai Fundador, o Pe. Gilberto Maria Defina. Ele era daquela região.
Foi uma experiência maravilhosa. De segunda a quinta meditamos em comunidade sobre temas ligados ao nosso carisma, à nossa índole missionária, à nossa vida fraterna e às diretrizes que regem nossa caminhada religiosa (às quais chamamos de diretórios).  Na sexta, acompanhados pelos padres André Massaro e Nelci Amândio (que já foram seminaristas salvistas e que hoje pertencem à Arquidiocese de Ribeirão Preto), visitamos vários lugares que fizeram parte da história do Pe. Gilberto.

Começamos pelo seminário de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em Brodowki, cujo terreno nosso pai fundador ajudou a encontrar e trabalhou para angariar fundos para a construção do mesmo. Seguindo nosso itinerário, chegamos à   Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Tibério, onde o Pe. Gilberto foi batizado, crismado, fez a primeira comunhão e celebrou sua primeira missa. Também visitamos a Catedral de Ribeirão Preto, onde ele exerceu seu ministério durante cinco anos. Seguindo nossa peregrinação, chegamos à Paróquia de São Simão, onde nosso pai fundador foi pároco durante oito anos. Ali nos acolheu carinhosamente o Pe. João Carlos, atual pároco daquela cidade, fazendo-nos visitar também a casa paroquial onde viveu o Pe. Gilberto. Por fim, fomos calorosamente acolhidos pelo Pe. André Massaro e pelos fiéis de sua paróquia, em Bento Quirino. Na época do Pe. Gilberto, Bento Quirino era comunidade de São Simão. Ficamos imensamente tocados pelo carinho do povo de Bento Quirino, que nos preparou deliciosas refeições, bem como nos acolheu em suas casas até a manhã de sábado.

Estes dias de graça, portanto, foram coroados com essas visitas e esses encontros que nos encheram de emoção e de alegria. Sob os passos de nosso Pai Fundador, pudemos conhecer mais um pouco de sua história, contemplar as maravilhas que Deus fez nele e por ele, bem como pedir sua intercessão por toda a obra da Fraternidade Jesus Salvador, de modo especial, por nosso terceiro Capítulo Geral. Também confiamos a você que nos lê, esta intenção especial: que Deus possa conduzir a nós, Irmãos e as Irmãs Salvistas para que no próximo Capítulo Geral o Espírito Santo nos conduza em nossas decisões e na escolha dos novos irmãos e irmãs que conduzirão os Institutos. Contamos com sua prece.

Aproveitamos este espaço para agradecer a todo este povo maravilhoso, bem como aos padres André Massaro, Nelci, João Carlos e Eduardo (vigário na Catedral), pela solicitude e pelo carinho com que nos acolheram e orientaram durante nossas visitas. Deus os abençoe infinitamente.

Pe. Leomar Nascimento de Jesus,sjs – Prior Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.