Evangelho Mateus 5,20-26

Evangelho Mateus 5,20-26

Quinta-Feira, 14 de Junho de 2012 – 10ª Semana Comum Por: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Quinta-Feira, 14 de Junho de 2012 – 10ª Semana Comum

Por: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. – Palavra da Salvação. – Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – Não podemos ser cristãos de fachada. NÃO PODEMOS AMAR DE FACHADA. Muitas situações do mundo estão pautadas pelo desamor. Não podemos cair nessa. Precisamos dar testemunho, com as próprias atitudes, de que é possível ser diferente.  Às vezes matamos, não  fisicamente, mas relegando as pessoas, que são imagem e semelhança de Deus, com nossas atitudes de indiferença, discriminação, acepção, etc. Sem AMOR no coração, até nosso culto a Deus seria fingido e vazio. Isso é muito sério. Precisamos refletir mais sobre este tipo de atitude. Deus sempre nos dá tempo para o retorno e para a conversão: “Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta”. Claro que isso é difícil. Mas quem disse que a Salvação eterna não tem seu preço? É o preço da coerência. Nunca é tarde pra ser cedo. Portanto, não vamos perder tempo. Conversão é assunto muito especial. Nada melhor do que uma consciência tranquila, fruto da paz interior e do perdão que damos e recebemos. Brigas, desavenças, vinganças, contendas, raiva, ódio, inveja e tudo o mais que não é bom, nos mata por dentro. Quando nos libertamos disso, a vida adquire novo sabor e a alegria brota espontânea dentro de nós. Deus é amor e,  quem ama, permanece em Deus…

Oração:

Senhor Jesus, Tu que és a fonte de todos os dons, dá-me o dom de amar sem medida a todos os meus semelhantes, ainda que isso me custe a total renúncia de minha soberba e3 do meu orgulho. Quebra, Jesus, meu orgulho desmedido, que tantas vezes não me deixa ser um cristão autênticos no Teu seguimento. Que eu tenha a graça de não ser hipócrita na prática de amar. Torna-me forte, corajoso e criativo para que possa doar a vida com as atitudes próprias de um cristão autêntico. Faze que meu modo de ser não mate, pela indiferença e discriminação, as pessoas com quem convivo. Que o melhor culto que eu possa oferecer a Ti, Senhor, seja meu amor em atos para com o próximo, por quem entregaste a vida. Amém.

– Deus me abençoe e me guarde. Amém.
– Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
– Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te um dia muito abençoado.

Com estima,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.