Congresso Internacional

Congresso Internacional

Por: cnbb.org.br De 17 a 20 de outubro acontecerá em Santiago, Chile, o Congresso Internacional “Igreja e Cultura Digital”, organizado pela Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL). O Congresso é promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS) e o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), junto com a Conferência Episcopal do Chile e Pontifícia Universidade do Chile

Por: cnbb.org.br

De 17 a 20 de outubro acontecerá em Santiago, Chile, o Congresso Internacional “Igreja e Cultura Digital”, organizado pela Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL).

O Congresso é promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS) e o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), junto com a Conferência Episcopal do Chile e Pontifícia Universidade do Chile. O PCCS, dom Claudio María Celli, marcará presença no evento, além de todos os bispos e assessores do Continente Latino Americano da comunicação e especialistas e profissionais da área.

De acordo com a coordenadora Geral da RIIAL, Leticia Soberón, o encontro dirigirá “um olhar lúcido, sem ingenuidade, porém cheio de esperança para a sociedade digital de hoje, para discernir suas oportunidades e evitar seus riscos. Nosso objetivo é conhecer melhor a cultura comunicativa para anunciar Jesus Cristo em sua própria linguagem, realizando a Missão Continental, suscitando autêntica comunhão numa sociedade hiper comunicada onde as pessoas se sentem com freqüência solitárias”.

Soberón afirmou ainda que o Congresso deseja lançar uma “decidida luta contra a exclusão digital de pessoas e comunidades, estudando o mapa da conectividade da Igreja onde estão as comunidades que não têm acesso ao banquete da cultura e do intercâmbio pela Internet, para contribuir também com suas próprias experiências”. Ela acrescentou que, como em uma mesa comum, vai tentar colocar juntos aqueles que possuem soluções com aqueles que as buscam.

O evento também vai recolher os frutos de vários anos de trabalhos realizados no continente por diversas entidades e pessoas, além do PCCS, o Celam e as Conferências Episcopais, como são as associações de comunicadores SIGNIS e OCLACC, o Centro Guadalupe e o Grupo de Investigação e Reflexão da RIIAL, a Associação de Servidoras, CAMECO e tantos outros serviços e meios eclesiais de comunicação.

Temas e participação

O Congresso inclui três grandes campos temáticos: Teológico e Pastoral, Inclusão digital e Aplicativos (discernimento tecnológico ante as diversas necessidades). O modo de participação pode ser: presencial ou virtual.

O programa do Congresso, o modo de participação e as contribuições do processo de preparação, se encontram disponíveis no site do congresso: www.riial.org/congreso.

Fontes para aprofundar sobre o congresso:
No Vaticano: Dra. Leticia Soberón, Coordenadora Geral da RIIAL: riial@pccs.va

No Chile: Carlos Correa, coordenador da Pastoral da Informática: ccorrea@iglesia.cl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.