5ª Semana Social Brasileira

5ª Semana Social Brasileira

Por: cnbb.org.br As Pastorais Sociais e Organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vêm realizando, desde o início dos anos 90, as Semanas Sociais Brasileiras.

Por: cnbb.org.br

As Pastorais Sociais e Organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vêm realizando, desde o início dos anos 90, as Semanas Sociais Brasileiras. Esses eventos contaram com a participação dos mais diversos agentes das Igrejas e da sociedade organizada em todo o Brasil. Em 2011, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, propõe a realização da 5ª Semana Social Brasileira com o tema “A participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado – Estado para quê e para quem”.

Para realizar uma semana social que possa ser descentralizada, a Comissão para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz realiza, nos dias 8 e 9 de agosto, o encontro nacional de coordenadores, agentes e bispos da Comissão, e nos dias 10 e 11 de agosto, o Seminário Nacional de abertura da 5ª Semana Social. Ambos os eventos acontecerão no Centro Cultural de Brasília (Av. L2 Norte Quadra 601 Bloco B).

Segundo os organizadores da Semana, o objetivo é mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Brasil e participar do processo de sua democratização, promovendo a inclusão dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.

Dentro do processo que conduzirá a 5ª Semana Social Brasileira, em uma das etapas, estão a retomada e a celebração da contribuição das Semanas Sociais anteriores, ligadas às das pastorais e movimentos sociais, ao processo de construção de uma sociedade realmente democrática no Brasil, uma democracia que, segundo as mesmas Semanas, deve alcançar e transformar todas as dimensões da vida em sociedade, incluída a economia, o Judiciário, o Estado, como também aprofundar a prática da democracia participativa, com atividades nos âmbitos local, municipal, diocesano, regional e nacional.

Participarão dos encontros os bispos da Comissão e os bispos que acompanham as Pastorais Sociais e Organismos em âmbito Nacional e Regional; um coordenador Nacional das Pastorais Sociais, dos Organismos, do Setor da Mobilidade Humana e do Mutirão pela Superação da Miséria e da Fome; um representante da Coordenação ou Fórum das Pastorais Sociais de cada Regional da CNBB; assessores das Comissões da CNBB e, como convidados, membros de organizações sociais da sociedade civil e parceiros.

Outras informações podem ser adquiridas no e-mail da pastoral social, no endereço: pastoralsocial@cnbb.org.br ou no ssb@cnbb.org.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.