Documentos secretos do Vaticano

Documentos secretos do Vaticano

Documentos secretos do Vaticano serão expostos em museu Por: Danusa Silva do Rego Correspondente em Roma Divulgação A exposição Mistérios da Luz será aberta ao público de fevereiro a setembro de 2012 no Museu Capitolini, em Roma. No início desta tarde desta terça-feira, 5, o Vaticano concedeu uma coletiva de imprensa sobre a exposição de seus Arquivos Secretos

Documentos secretos do Vaticano serão expostos em museu

Por: Danusa Silva do Rego Correspondente em Roma

Divulgação

A exposição Mistérios da Luz será aberta ao público de fevereiro a setembro de 2012 no Museu Capitolini, em Roma.
No início desta tarde desta terça-feira, 5, o Vaticano concedeu uma coletiva de imprensa sobre a exposição de seus Arquivos Secretos. A exposição será aberta ao público de fevereiro a setembro de 2012 no Museu Capitolini, em Roma.

Estiveram presentes na coletiva o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, o arquivista e bibliotecario da Santa Igreja Romana, Cardela Raffaele Farina e o prefeito do Arquivo Secreto do Vaticano, Monsenhor Sergio Pagano.

O título da mostra é “Lux in Arcana (Mistérios da Luz), o arquivo secreto do Vaticano se revela”. A proposta é iluminar uma realidade fechada e superficial permitindo que ela flua através do contato direto e concreto com as fontes do arquivo que abre as portas a descoberta da história.

“Esta mostra pretende iluminar a realizada da desta instituição,o Arquivo Secreto do vaticano, sua natureza, seus conteúdos, sua atividade”, salientou Dom Pagano.

Autoridades civis como o prefeito de Roma, Giovanni Alemanno, o Assessor da Politica Cultural e Centro Historica da Capital de Roma, Dino Gasperini e o Superintendente dos Bens culturais da capital italiana, Umberto Broccoli também marcaram presença na coletiva.

Durante a coletiva, as autoridades ressaltaram que esta exposição é histórica, inédita e talvez única. Cem documentos originais do arquivo

secreto vaticano poderão ser vistos por um vasto público.

Foram divulgados sete, dos cem documentos que estarão expostos, entre eles conteúdos relacionados ao Papa Gregório VII, Federico II, Galileo Galilei, uma carta dos índios americanos dirigida a Leão VIII e um documento relacionado ao período fechado da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com Cardeal Tarcísio Bertone, a mostra contribuirá para o crescimento do dialogo, troca de experiências e aperfeiçoamento de

discussões cientificas. Os visitantes reviverão os documentos e poderão saborear narrações de acontecimentos históricos.

“Se trata, de fato, reunir as riquezas do Arquivo Secreto do Vaticano, com sua bagagem de conhecimento científico e experiência”, ressalta Dom Bertone.

Para Dom Pagani, numa época informatizada, o arquivo secreto do Vaticano se apresenta com uma linguagem nova sem que isso
comprometa o valor cientifico de seus documentos.

Monsenhor Rafaelle assinalou que o arquivo se revela sem escrúpulos ou temor e como o orgulho de, há 4 seculos, servir a Igreja e a cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.