Episcopado Venezuelano

Episcopado Venezuelano

Por: cnbb.org.br Nesta terça-feira, 5, a Venezuela comemora 200 anos de independência da Espanha. Para lembrar a data, o episcopado daquele país emitiu uma carta com o tema do bicentenário ao final de sua Assembleia anual. No texto, os prelados convidam todos a comprometerem-se “à luz do Evangelho na transformação da sociedade para superar o tecido social atualmente fraturado, agressivo e violento”

Por: cnbb.org.br

Nesta terça-feira, 5, a Venezuela comemora 200 anos de independência da Espanha. Para lembrar a data, o episcopado daquele país emitiu uma carta com o tema do bicentenário ao final de sua Assembleia anual. No texto, os prelados convidam todos a comprometerem-se “à luz do Evangelho na transformação da sociedade para superar o tecido social atualmente fraturado, agressivo e violento”.

Nesse contexto, recordaram dois importantes documentos do Conselho Plenário, dedicados “ao nascimento de uma nova sociedade” e “a evangelização da cultura”. Os bispos destacam que o primeiro desafio civil do país é consolidar a sua vocação pacífica e, com isso, ser capaz de enfrentar os complexos fenômenos da globalização com a exigência da integração regional.

A situação “sócio-política do País está cada vez mais difícil”, escrevem os bispos venezuelanos antes de relatar que “enquanto muitas nações vivem um desenvolvimento sistemático, progressivo e acelerado, a Venezuela experimenta um grave deterioramento econômico e social e isso faz com que o país corra o risco de “ficar de fora das mudanças que implicam no desenvolvimento sustentável”.

Diante desse panorama, o episcopado termina a carta dizendo que os “cristãos do país são chamados a ter parte ativa do processo de conversão e renovação espiritual e moral, a trabalhar pelos pobres como diz a solidariedade cristã e ao desenvolvimento integral promovendo assim, e sempre, o respeito dos direitos humanos e da democracia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.