POM e Setor Juventude

POM e Setor Juventude

Por: cnbb.org.br Durante a última reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 24 de março, foram aprovados os nomes do novo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, 51, e de mais um assessor para o Setor Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado [padre Toninho], 49. pecamilopomPadre Camilo foi nomeado no dia 23 de novembro de 2010, pela Congregação para a Evangelização dos Povos, no Vaticano.

Por: cnbb.org.br

Durante a última reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 24 de março, foram aprovados os nomes do novo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, 51, e de mais um assessor para o Setor Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado [padre Toninho], 49.

pecamilopomPadre Camilo foi nomeado no dia 23 de novembro de 2010, pela Congregação para a Evangelização dos Povos, no Vaticano. O novo diretor sucede o monsenhor Daniel Lagni, que exerceu a função por 11 anos. Padre Camilo pertence ao clero diocesano da diocese de Caxias do Sul (RS). Antes de assumir as POM ele era pároco em Jaurú, na diocese de Ji-Paraná (RO). Natural do Rio Grande do Sul, padre Camilo é filho de uma família de agricultores imigrantes italianos e tem outros dois irmãos sacerdotes. Ele foi ordenado padre em 12 de janeiro de 1986.

O novo diretor nacional das POM irá desempenhar seu trabalho até 24 de novembro de 2015, na entidade de animação, formação e cooperação missionária universal da Igreja Católica.

Setor Juventude

O novo assessor do Setor Juventude da CNBB é o padre salesiano Antônio Ramos do Prado (padre Toninho), que também teve seu nome aprovado no dia 24, durante o Conselho Permanente.

Em carta, o bispo responsável pelo Setor Juventude, dom Eduardo Pinheiro e o assessor nacional, padre Carlos Sávio, apontaram que o trabalho aumentou nos últimos anos por isso surgiram várias demandas para acompanhar a Juventude no Brasil. “A demanda de trabalho cresceu assustadoramente nesses últimos anos. O próprio padre Gisley, de saudosa memória, já estava convencido da urgência de se ter mais um assessor no quadro nacional para o acompanhamento dos jovens”, diz um trecho da carta.

Padre Toninho nasceu em 1962, em Piracicaba (SP). É salesiano desde 1990 e sacerdote há 13 anos. Atualmente responde pela Pastoral Juvenil na Província de São Paulo, pela assessoria estadual e nacional junto aos salesianos, pela assessoria regional no Cone Sul e por aulas ministradas na Filosofia e noviciado salesianos, bem como no curso de Extensão Universitária para Assessores de Pastoral do Centro Universitário Salesiano do Estado de São Paulo (Unisal).

Desde 2006 é assessor da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Regional Sul 1 (São Paulo). Em 2006 e 2007 participou ativamente da organização do encontro dos jovens com o papa no Pacaembu (SP). Tem prestado assessoria em cursos para religiosos do Brasil na área de Teologia Pastoral e das Culturas Juvenis. Colaborou com a organização e o processo de aprovação do Curso de Extensão em Pastoral Juvenil ministrado pela Católica de Brasília. Atualmente é membro da Comissão Colegiada de Assessores do Setor Juventude da CNBB.

Devido aos diversos compromissos assumidos com a pastoral de sua Província, com os salesianos do Brasil e com o término de seu mestrado, padre Toninho continuará, ainda, por estes próximos meses, em São Paulo exercendo de lá tudo quanto corresponder a sua missão junto ao Setor Juventude da CNBB, ao lado de padre Carlos Sávio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.