INSTITUTO MASCULINO

IMG_7225O Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador é um Instituto Religioso Clerical de Direito Diocesano, que congrega clérigos e irmãos para a missão (cân 588,2).

Em razão da sua fundação e do carisma comum, vincula-se espiritualmente ao Instituto das Servas de Jesus Salvador.

Os irmãos professos do Instituto, quer temporários, quer perpétuos, abraçam a vida consagrada, através da vida fraterna vivida em comunidade, e pela profissão pública dos conselhos evangélicos mediante aos votos públicos (cf. cân 607, 2-3).

O Senhor deseja que cada irmão deste Instituto seja um verdadeiro servo de sua obra de Salvação. Portanto, o Instituto só deseja cumprir a ordem do Senhor Jesus: como Ele, pregar com a unção do Espírito Santo, andar por toda a parte anunciando o Reino de Deus, fazendo o bem, curando e libertando o seu povo cativo, prisioneiro de tantas e diferentes formas de escravidão (Const. 06).

O Instituto forma irmãos e sacerdotes que, sob a moção do Espírito Santo desejam viver uma espiritualidade carismática, isto é, viver na abertura e na disposição de acolher e por em ação os dons e carismas que Deus se dignar conceder. Portanto, têm a missão de levar o povo a estar bem-disposto ao Louvor de Deus, impulsionados pela graça da Efusão do Espírito Santo, ou seja, a vivência em plenitude das graças recebidas nos sacramentos. Esta Efusão se manifesta em frutos de santidade e em carismas para edificar a Igreja, tornando, assim, cada batizado um missionário-evangelizador.

A espiritualidade desta Família Religiosa é, pois, nitidamente oracional e apostólica. Nasce do Espírito Santo derramado no coração de cada irmão, e da sua adoção filial por Deus. Ela se desenvolve pelo dom de Deus em cada religioso e pelo dom desse mesmo aos seus irmãos. Assim a consagração, vida de oração, vida comunitária e vida apostólica do Instituto harmonizam-se integralmente.

O lema desta Família Religiosa é: “No mínimo, devemos dar a Deus o máximo”.

IMG_7223