Seminário de Novas Mídias

Seminário de Novas Mídias

Por: cnbb.org.br Difundir a evangelização através dos meios de comunicação. Foi com este objetivo que a diocese de Criciúma (SC) acolheu no fim de semana, dias 28 a 30 de outubro, o 2º Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias, evento realizado pelo Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina)

Por: cnbb.org.br

Difundir a evangelização através dos meios de comunicação. Foi com este objetivo que a diocese de Criciúma (SC) acolheu no fim de semana, dias 28 a 30 de outubro, o 2º Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias, evento realizado pelo Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina).

Mais de 50 representantes de sete dioceses de Santa Catarina estiveram presentes no seminário. A coordenadora Regional da Pascom, Maria Terezinha de Campos, destacou que “o seminário foi um marco muito grande para o Regional, pois apesar de não ter grande número de pessoas, reuniu membros que vieram realmente com vontade de aprender e articular a pastoral em suas dioceses. Todos saíram daqui muito mais preparados para este trabalho, com certeza”.

Conforme o Coordenador Diocesano da Pascom, Jorge Luiz Teixeira, “a diocese de Criciúma deu seu primeiro grande passo na Pastoral da Comunicação. Foram momentos de reflexão e análise, mas, sobretudo, de grande aprendizagem”, sublinhou. O slogan do seminário, segundo ele, “Investir em Comunicação para ganhar na Evangelização”, sintetizou o sucesso do evento.

Para o seminarista propedêuta Pedro Albino, que participou dos três dias do evento, as palestras trouxeram vários pontos positivos. “Entre eles a miscelânea de conteúdos apresentados, e o aprofundamento sobre a espiritualidade do comunicador aliada aos recursos técnicos. Foi maravilhoso. Repassaremos aos nossos irmãos no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, e também às lideranças de pastorais, quando tivermos a oportunidade”. O evento, segundo Pedro, já incita iniciativas por parte dos seminaristas que até então contavam apenas com um blog. “Ainda hoje estaremos no ar com Facebook e Twitter. No Youtube já estamos, mas com certeza usaremos as novas mídias na Evangelização”, garantiu o jovem.

Subsecretário da CNBB faz análise

Ao final do Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias, o subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Francisco de Assis Wloch, também se pronunciou sobre o evento promovido pelo Regional Sul 4.

“Quanta coisa bonita e verdadeira se partilhou aqui, que devemos levar para nossa ação pastoral e evangelizadora. Esta é a preocupação da Igreja: unir forças para evangelizar. Que nos unamos por essa causa que é Jesus Cristo. Aproveitemos tudo o que se fez aqui para que o objetivo maior da Igreja aconteça. Vamos estar à disposição para fazer com que os 17 regionais da CNBB formem essa rede, que é a proposta da Conselho Episcopal Latino Americano (Celam): fazer com que aja uma rede de comunicação dentro do Brasil. Um desafio grande, pois só o Brasil é maior que todos os países da América Latina juntos. Superando as dificuldades que nós temos, uma delas é o idioma, já que todos os eles falam espanhol, menos o Brasil. Mas isto não será empecilho para que se consiga cumprir a meta e o pedido de Jesus, ‘Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura’”, disse padre Chico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.