Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico

Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico

Por: diocese-sjc.org.br Papa Francisco reconhece virtudes heroicas de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico. O Papa Francisco reconheceu hoje, por meio de decreto publicado pela Congregação para as Causas dos Santos, as virtudes heroicas de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, de São José dos Campos.

Por: diocese-sjc.org.br

Papa Francisco reconhece virtudes heroicas de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico.
O Papa Francisco reconheceu hoje, por meio de decreto publicado pela Congregação para as Causas dos Santos, as virtudes heroicas de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, de São José dos Campos. O reconhecimento das virtudes heroicas da religiosa é a primeira etapa em direção à sua beatificação. Agora, madre Maria Teresa é Venerável.
Segundo a Irmã Giovana, da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o reconhecimento das virtudes heroicas será celebrado pela ordem religiosa hoje, às 17h, durante missa de ação de graças a ser realizada na Capela de Maria Imaculada, no Sanatório Maria Imaculada, onde Madre Maria Teresa viveu até sua morte em 1972.
Quem foi Madre Teresa?
A professora Dulce Rodrigues dos Santos veio de São Paulo para São José dos Campos em 1922 para se tratar de tuberculose. Inconformada com a situação dos doentes iniciou um trabalho humanitário com o propósito de oferecer dignidade e esperança para essas pessoas. Em 1936, já Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundou a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, dando origem a uma obra social presente em 4 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina), no Distrito Federal e em 4 países (Brasil, Portugal, Itália e Moçambique). A obra realiza atendimentos nas áreas da saúde, assistência social, educação, formação religiosa e pastoral. Entre as obras dirigidas pelas Pequenas Missionárias em São José dos Campos estão os hospitais filantrópicos Antoninho da Rocha Marmo, que atende pacientes nas áreas de Maternidade, Oncologia e cirurgias gerais, e o Hospital Pio XII, referência nas áreas de Cardiologia, Oncologia, Transplante Autólogo de Medula Óssea e Cirurgia Bariátrica. Além disso, a instituição também é responsável pela Casa Santa Inês, Obra de Assistência Social Cura D’ars, Escola Rural Madre Teresa, Centro Assistencial Santa Terezinha e Betsaida e Recanto São João de Deus. A Congregação administra ainda o Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, e o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e o Hospital São Paulo, em Campos do Jordão.
Processo
O processo de beatificação e canonização de Madre Teresa foi aberto na Diocese de São José dos Campos há 17 anos e entregue à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, em 2001. Em 2010, o Frei Cristóforo Bove, relator da causa de Madre Teresa, junto com duas Irmãs Pequenas Missionárias, entregaram à Congregação o Positio, documento que reúne evidências sobre a vida, virtudes e fama de santidade da Serva de Deus. Em 2013, durante o Congresso Peculiar da Causa dos Santos, os 9 consultores teólogos que estudaram o Positio votaram a favor da vivência das virtudes heroicas e reconheceram a fama de santidade Madre Teresa.
Aposentos
É possível conhecer um pouco sobre a vida e a obra de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico e ainda pedir graças à religiosa visitando o Memorial e os aposentos de Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, no Sanatório Maria Imaculada (Rua Major Antonio Domingues, 244 – Centro). Conservados intactos pelas Irmãs Pequenas Missionárias, os visitantes encontram expostos vários objetos pessoais e de escritório, como a escrivaninha onde a religiosa escrevia Conferências com mensagens para as religiosas, vestes, sua cama, objetos curiosos com um revólver de brinquedo que a Madre usou para espantar um ladrão, além de objetos de enfermagem utilizados durante o período que ela esteve doente até sua morte em 1972. Os aposentos podem ser visitados de segunda a sábado, das 9 às 11h e, aos domingos, das 15h às 18h. Na Capela de Maria Imaculada, os visitantes também podem visitar o Memorial de Madre Teresa para onde os restos mortais da religiosa foram transferidos em 2005. No local pode ser encontrada a oração dedicada à Madre. Segundo a Irmã Adriana dos Santos, “muitas pessoas procuram a Capela para fazer orações e pedir graças. Também participam das missas e adorações que acontecem diariamente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.