Evangelho Mateus 7,1-5

Evangelho Mateus 7,1-5

Segunda-Feira, 25 de Junho de 2012 – 12ª Semana Comum — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor.

Segunda-Feira, 25 de Junho de 2012 – 12ª Semana Comum

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não jul­gueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que me­dirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

– Palavra da Salvação.      – Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – A partir da lógica deste Evangelho deveríamos fazer um belo exame de consciência sobre o modo como estamos emitindo nossos julgamentos e críticas. Como bem sabemos, podemos fazê-los para destruir ou, edificar… É uma questão de princípios de vida. Não temos o direito de retalhar ninguém. Não temos o direito de condenar ninguém. Deixemos isso para Deus, com seus critérios de infinito amor. De nossa parte, seria já de bom tamanho conseguir ajudar as pessoas a entenderem que estão fora dos trilhos normais da vida. É saudável e construtivo ajudar as pessoas a refletirem criticamente as próprias atitudes. Ajudar a discernir é diferente de julgar, até porque nossas fraquezas não nos permitem levantar o dedo para ninguém. Nem Deus faz isso conosco. “Quem não tiver pecados, atire a primeira pedra…”. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho?  Pela lei do retorno, o que fizermos aos outros, acontecerá para nós mesmos: seja coisa boa ou, não boa. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que me­dirdes. Portanto, sem sermos coniventes com tantas coisas sem sentido que andam acontecendo por aí, vamos nos empenhar de verdade em vencer o mal pelo bem, sem condenar ninguém.

Oração

Senhor Jesus, fonte de amor e de misericórdia, concede-me a graça de ser brando quando se trata de emitir juízos de valor sobre teus filhos e filhas, meus irmãos e irmãs. Ajuda-me a conviver respeitando o diferente, sem condenar quem possa estar trilhando caminhos tortuosos, talvez porque longe da Tua graça santificante. Não permitas, Jesus, que eu seja cruel com as pessoas em seus momentos de fraqueza, pois eu mesmo tenho muitas fragilidades que ainda não consegui superar. Dá-me a capacidade de vencer o mal pelo bem, sem precisar condenar ninguém. Que meu coração seja cada vez mais semelhante ao Teu. Amém.

– Deus me abençoe e me guarde. Amém.
– Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
– Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te uma semana maravilhosa.

Com estima,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.