Evangelho Mateus 6,19-23

Evangelho Mateus 6,19-23

Sexta-Feira, 22 de Junho de 2012 – 11ª Semana Comum Por: Padre Renato dos Santos – SDB — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós

Sexta-Feira, 22 de Junho de 2012 – 11ª Semana Comum

Por: Padre Renato dos Santos – SDB

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.
– Palavra da Salvação.      – Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – A pessoa ambiciosa fica escrava dos desejos endoidecidos por ter coisas que, muitas vezes, será impossível obter. Se a pessoa tivesse o mínimo de bom senso já se daria conta de que é impossível obter certas coisas levando uma vida reta. Uma coisa é estarmos motivados ao crescimento, outra é sermos ambiciosos. Infelizmente vemos muitas pessoas querendo tirar vantagens pessoais, em tudo, custe o que custar… Há até quem se serve dos altos cargos para a autopromoção. E Jesus está o tempo todo nos motivando a sermos capazes de olhar mais para frente, olhar para o céu, ou seja, olhar para esse projeto maior que dá sentido pleno ao existir humano: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Depositar nossa confiança nas coisas deste mundo é, segundo Jesus, perder o foco do essencial. Corremos o risco de perder tudo: a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ninguém poderá roubar nossa total confiança em Deus, nosso desprendimento, nossa vida vivida por Ele, com Ele e n’Ele, nossa luta pela defesa da vida. A pessoa ambiciosa é altamente egoísta. Nunca vê o bem do outro. Ela é o centro. Podemos definir isso como pobreza interior. “Vende a alma para o Diabo”, como diz o povo, para enriquecer. Ninguém é obstáculo para o crescimento de ninguém. Cada um tem talentos próprios. No projeto de Deus a melhor forma para uma pessoa realmente evoluir e crescer nos objetivos de vida é doar incondicionalmente a vida, para quem dela precisar. O único  limite de nossa ambição deveria ser o princípio de justiça que enobrece nosso existir humano.

Oração:

Senhor Jesus, Tu que és a minha maior riqueza, não permitas que eu me perca na busca de coisas materiais. Que minha inteligência, dom da Tua infinita sabedoria, me faça ter o discernimento suficiente para não confundir as riquezas eternas com as efêmeras riquezas da terra. Concede-me a graça, Jesus, de juntar muitos tesouros no céu, atrav

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.