Evangelho Mateus 5,38-42

Evangelho Mateus 5,38-42

Segunda-Feira, 18 de Junho de 2012 – 11ª Semana Comum — O Senhor esteja convosco.

Segunda-Feira, 18 de Junho de 2012 – 11ª Semana Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.
– Palavra da Salvação.      – Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – Vingança gera em nós uma força negativa muito forte. Ela é própria de quem é irracional. Quando não nos dominamos mais, entra em jogo o instinto vingativo. Isso é muito ruim. É doentio. O vingativo sempre perde. O que cede, sempre ganha. A santidade está em ceder. E, Jesus, nos alerta: Não enfrenteis quem é malvado! Se for para enfrentar o malvado, vamos enfrentá-lo com o bem, por mais paradoxal, contraditório, que possa ser. O ódio mata a pessoa por dentro. Deus nos livre disso. É preferível perder, a autodestruir-se pelo ódio. Sempre tenho dito que o ódio é dupla destruição: aniquilamo-nos e aniquilamos os outros. Tenho percebido em minha prática pastoral de orientação espiritual, que o ódio e vingança é próprio de quem tem baixa autoestima. Ninguém precisa alimentar baixa autoestima. Todos têm saberes diverso e luz própria. Ninguém é mais do que ninguém. Cada um contribui, a seu modo, para o melhoramento do mundo. Levantemos a cabeça… A força de Deus está conosco. Quem odeia e quer vingar-se, acaba por perseguir. Perseguir para destruir. No fundo de tudo, quem destrói se autodestrói. É lamentável. Não permitamos isso conosco. O contraponto da vingança é o perdão. Perdoar é amar. Amar é dar ao malvado nova possibilidade de regeneração. Deus faz isso conosco diariamente.

Oração:

Senhor Jesus, fonte de todo equilíbrio, dá-me a graça da justa medida. Não me deixes cair no desmedido. Que os excessos da vida não me roubem a serenidade interior e a alegria de viver. Arranca das minhas motivações todo instinto de vingança destruidora que acaba por matar a mim mesmo. Que o ódio não me seque por dentro. Ajuda-me, Jesus, a conquistar o autodomínio diante das situações difíceis da vida. Que minhas ações não sejam feitas por impulso, mas com discernimento, que é sinal da presença do Espírito Santo agindo em mim. Liberta-me, Senhor, das amarras das coisas materiais. Que eu consiga ser cada vez mais livre pelo exercício do desprendimento das coisas materiais. Que eu possa confiar muito mais na Tua Divina Providência, que tudo governa e assiste. Dá-me a capacidade de transformar  as dificuldades da vida em trampolim para o  meu próprio crescimento. Contigo, Jesus,  serei mais que vencedor. Amém.

– Deus me abençoe e me guarde. Amém.
– Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
– Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te uma semana muito abençoada.

Aceita minha prece e meu abraço fraterno,

Com estima,

Padre Renato dos Santos – SDB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.