O QUE FAZEMOS

Um pouco de nossa história nas Missões:

No ano de 2000, alguns dos membros do Instituto (padres e diáconos), iniciaram nossa primeira missão estável na Diocese: a Paróquia Nossa Senhora de Pentecostes, e o Centro de Promoção Social Bororé, na região do Grajaú. Estes continuam sob nossa responsabilidade.

Nos anos subsequentes, com a ordenação de novos sacerdotes salvistas, ampliamos nossa missão, assumindo outras paróquias na região do Grajaú e de Parelheiros, sempre na nossa diocese de fundação, isto é, na Diocese de Santo Amaro.
Atualmente, na Diocese de Santo Amaro, temos 4 paróquias, com suas respectivas comunidades; 2  casas apostólicas  que abrigam os religiosos que atuam nestas paróquias; e o Seminário Maior Nossa Senhora de Pentecostes, com nossos  formandos e formadores. Na região do Grajaú temos 2 paróquias, um grande Centro Social, que acolhe cerca de 450, entre crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social; e  uma casa apostólica que acolhe os irmãos que atuam naquela região.

Em 2002, logo após nosso primeiro capítulo geral e com a bênção de nosso pai fundador, um de nossos padres, a convite de Dom Dominique Rey, bispo da Diocese de Fréjus-Toulon, na França, bem como de Dom Fernando A. Figueiredo, fez uma experiência missionária naquela diocese, pelo período de um ano. Este primeiro contato permitiu uma maior aproximação entre nosso Instituto e a Diocese de Fréjus-Toulon, além do contato com outras dioceses na Europa que num futuro bem breve nos convidariam para colaborarmos em sua missão evangelizadora.

Em 2004, um grupo de religiosos (dois sacerdotes e dois irmãos), fundam nossa primeira missão fora da Diocese de nosso nascimento, na Diocese de Dourados, Mato Grosso do Sul. Assumimos naquela época o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Dourados e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Douradina. Hoje permanecemos  apenas com a missão de Douradina, já que na Diocese começavam a melhorar o número de vocações e pelo fato de desejarmos atender realidades mais carentes no Brasil (como Belém do Pará, por exemplo).

Em 2005, fomos oficialmente convidados por S. Exª Revma. Dom Dominique Rey, bispo da Diocese de Fréjus-Toulon, França, para assumirmos uma paróquia em sua Diocese. Num primeiro momento foi enviado um sacerdote, o mesmo que já havia feito uma experiência de um ano (como relatamos acima), o qual preparou a chegada de outros quatro, que ali chegaram em 2006. Neste mesmo ano de 2006 fomos empossados na paróquia e ali estamos até o presente momento com três sacerdotes. Cinco paróquias e dois grandes Centros Sociais, na Diocese de Coimbra, Portugal (missão iniciada em 2007 e ampliada em 2011, a pedido de S. Exª Revma. Dom Albino Mamede Cleto, então bispo da Diocese de Coimbra e de S. Exª Revma. Dom Virgílio do Nascimento Antunes, atual bispo desta mesma diocese); e duas paróquias e três sacerdotes na Diocese de Lamezia Terme, na Itália (missão iniciada em 2006, a convite de S. Exª Revma. Dom Luigi Antonio Cantafora). Temos outros convites para a Europa, mas por enquanto julgamos mais prudente reforçarmos nossas missões existentes e nos concentrarmos um pouco mais no Brasil.

Em 2006, abrimos uma missão no coração da Comunidade Católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP, para ajudarmos, sobretudo, no atendimento das confissões dos milhares de fiéis que ali acorrem durante todo ano. Depois de 6 anos de serviços prestados ao povo através daquela comunidade, na maior parte do tempo dispondo de 5 padres salvistas, num contexto de reformulação de nossas missões salvistas, decidimos encerrar aquela missão, já que a Comunidade Canção Nova contava com um maior número de sacerdotes da própria comunidade.

Em 2007, a convite de S. Emma. Revma. Dom Cláudio Humes, então Cardeal Arcebispo de São Paulo, iniciamos um trabalho paroquial na Região Episcopal Ipiranga. Continuamos ali nossa atividade missionária com 3 sacerdotes salvistas junto à Paróquia Mãe de Jesus. Também nesta mesma região episcopal temos a casa de nosso Pai Fundador que, atualmente, acolhe o Prior Geral.
Em 2012, a convite de S. Exª Revma. Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém do Pará, iniciamos uma nova missão salvista naquela diocese, nossa primeira na região norte do País. Assumimos ali o pastoreio de duas paróquias com suas várias comunidades e contamos com a presença de 4 sacerdotes.

Comentários:

  • P. Freddy Martínez - 18.07.2012 às 12:04

    Dios quiera que lleguen con la Misión a Uruguay, estamos en la Diócesis de Melo, frontera con Brasil, a las órdenes. la ora
    Nos unimos en la Santa Misa.
    Abrazo en Cristo Jesús
    Freddy r. Martinez Aguilar
    Vicario general


Nome


E-mail






ANO SANTO
ANO SANTO
FAÇA A SUA DOACÃO!
FAÇA A SUA DOACÃO!
Vídeo salvista
REDES SOCIAIS
Terço do Perdão e da Cura
Terço do Perdão e da Cura
Cantinho Vocacional
Cantinho Vocacional
Enquete
QUEM É VOCE QUE NOS VISITA?
Novidades
Cadastre-se e receba nossas novidades.

E-mail:

Cadastrar
Descadastrar

RSS
YouTube
Facebook
Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador

Clique aqui e fale conosco
Copyright 2017 - Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | A serviço da Igreja Católica.