Porta Santa móvel em peregrinação pelas Ilhas Salomão

Porta Santa móvel em peregrinação pelas Ilhas Salomão

Gizo (RV) – Na diocese de Gizo, a Porta Santa virou móvel e itinerante para poder alcançar todos, sobretudo aqueles dos lugares mais dispersos do arquipélago das Ilhas Salomão. O país da Oceania é formado por centenas de ilhas de origem vulcânica no Oceano Pacífico e tem cerca de 535 mil habitantes de religião predominantemente cristã: 92% da população.

O bispo Luciano Capelli declarou recentemente à uma agência local de notícias que “a maior parte das pessoas vivem tão isoladas em localidades remotas do arquipélago que não têm nenhuma possibilidade de se deslocar para a catedral ou uma outra igreja importante para celebrar o Jubileu da Misericórdia”. Dessa necessidade nasceu a ideia da Porta Santa móvel e itinerante da capital às regiões mais distantes.

Voluntários

Por dois meses até a última segunda-feira (09/05), um grupo de voluntários levou a Porta Santa por diversas dioceses, oferecendo a todos a possibilidade de reconciliação e penitência. “O desejo da misericórdia que converte os corações e gera perdão, solidariedade e serviço virou palpável aqui na diocese de Gizo”, disse o salesiano italiano.

Acolhida pelas pessoas até na praia, a Porta Santa chegou a ficar três dias em cada localidade e era acompanhada de vigílias de oração, celebrações litúrgicas, formação catequética sobre o significado do Jubileu, sacramento da confissão, eucaristia, diálogos de reconciliação entre indivíduos, famílias e grupos em conflito.

Dom Luciano acrescentou que “os sacerdotes responsáveis das comunidades ficaram surpresos por tanta espiritualidade gerada pela peregrinação da Porta Santa. É bonito quando as pessoas têm a possibilidade de recomeçar, deixar o passado pra trás, fora da porta, transformar os erros e os conflitos em ocasiões de renovação e de crescimento para não repetir os mesmos erros”.

(AC/IlSismografo)

(from Vatican Radio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.