Missa de abertura da JMJ Rio 2013

Missa de abertura da JMJ Rio 2013

Por: cnbb.org.br “Estamos iniciando a JMJ Rio 2013.

Por: cnbb.org.br

“Estamos iniciando a JMJ Rio 2013. Sejam todos bem-vindos!”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, na homilia da celebração eucarística celebrada na noite desta terça-feira, 23 de julho, e que marca, oficialmente, a abertura da 28a. Jornada Mundial da Juventude.

Dom Orani agradeceu a dom Antonio María Rouco Varelao, cardeal arcebispo de Madri, que apontou para esse encontro no Rio e saudou o Papa emérito Bento XVI que acompanha a Jornada. Reconheceu que essa Jornada era mesmo para ser presidida pelo primeiro papa latino-americano da história da Igreja. Dom Orani considerou que o Rio de Janeiro é o “Santuário Mundial da Juventude” nesta semana. Lembrou também que o cardeal Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, que foi o primeiro a receber os símbolos da JMJ. E afirmou: “Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo! o mundo precisa de jovens como vocês”.

“Queridos jovens: nossa arquidiocese sentiu-se chamada para acolher vocês”, disse o arcebispo. Dom Orani afirmou que, como os primeiros discípulos, as famílias da arquidiocese acolhem jovens do mundo inteiro. “Que possamos ser arautos da paz e da concórdia”, pediu o arcebispo. Convidou os jovens para andarem pela cidade e darem testemunho de alegria e recordou a afirmação dos primeiros discípulos: “como é bom estarmos aqui”.

Dom Orani também disse que “outro mundo é possível” e convidou os jovens a construir pontes ao invés de muros e obstáculos. “É tempo de despertar esperança e confiança”, disse o arcebispo. No final da homilia, lembrou os títulos de Maria como Aparecida, Penha e Nazaré, pediu a Nossa Senhora para caminhar com os jovens. “Ouviremos o Senhor dizer: ide fazei discípulos!” e afirmou que a resposta dos jovens e de todos seja de disponibilidade e prontidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.