Evangelho Mateus 7,21-29

Evangelho Mateus 7,21-29

Quinta-Feira, 28 de Junho de 2012 – Santo Irineu — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós

Quinta-Feira, 28 de Junho de 2012 – Santo Irineu

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei. – Palavra da Salvação. – Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – A Palavra de Deus dá  solidez à nossa fé que, transformada em obras, torna-se cada vez mais palpável e crível aos olhos de tantas pessoas. Dar crédito à Palavra de Deus, é como que construir a própria vida sobre a rocha firme. A rocha firme é Cristo e, como dizia São Paulo, Cristo ressuscitado. A força e a energia que emanam da Palavra Sagrada nunca nos deixam na inércia. A Palavra de Deus, para quem tem docilidade, é uma grande convocação para entrar em ação. Ela nos robustece, nos agiganta, nos dá garantia de felicidade. A Palavra de Deus nos ajuda a construir a vida sobre bases sólidas, consistentes. Quando construímos a vida sobre Cristo, sairemos mais que vencedores. Nada nos derrubará:25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Mais do que “lábios”, salvação é uma questão de “mãos…”. São muitos os peritos em dizer palavras lindas e comoventes, mas, não mexem uma palha para transformar a realidade. Palavras até podem comover, mas, as atitudes arrastam. Provamos quem somos pelas ações e não pelas muitas palavras. Jamais agradaremos a Deus se nos fossilizarmos no individualismo e no comodismo. O que tem de gente andando na marcha lenta… Sobretudo quando se trata de fazer boas ações. Deus nos deu a grande vocação de sermos para os outros. E como tem gente precisando da nossa mão estendida. Basta dar uma olhadinha em derredor.

Oração

Senhor Jesus, pedra fundamental que dá sentido à minha  fé, fortifica-me na fé. Dá-me uma fé consistente e operativa, para que quando parecer que o mundo está desabando sobre mim, eu possa me agarrar fortemente nesta rocha firme, que és Tu Jesus.  Faze que minha opção fundamental por Ti não seja uma tagarelice vazia de conteúdos e de testemunho. Ajuda-me a ser sensato e prudente na construção da minha salvação eterna. Livra-me do individualismo e do comodismo doentio que não me impulsionam a lutar em favor dos necessitados. Coloca, Jesus, em minha vida o desejo decidido de cumprir fielmente a vontade do Pai, sobretudo, empenhando-me em viver a transformadora lei do amor. Que minha vida interior seja sempre iluminada e impulsionada pela energia irradiante da Tua Palavra, que é luz para os meus passos. Que todas as minhas ações sejam fundamentadas em Tua Palavra. Amém.

– Deus me abençoe e me guarde. Amém.
– Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
– Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te um dia muito abençoado.

Com estima,
Padre Renato dos Santos – SDB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.