Evangelho Mateus 7,15-20

Evangelho Mateus 7,15-20

Quarta-Feira, 27 de Junho de 2012 Por: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Quarta-Feira, 27 de Junho de 2012

Por: Padre Renato dos Santos – Salesiano de Dom Bosco

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhe­ce­reis”.  – Palavra da Salvação.      – Glória a vós, Senhor.

Reflexão

1 – Afinal de contas, quem são os falsos profetas? Não podemos cair no equívoco de pensar que são só os outros… Absolutamente! Também nós, muitas vezes, somos falsos profetas, sobretudo quando desviamos as pessoas da verdade que liberta. O Evangelho de hoje quer nos ajudar a refletir esta realidade. Para tanto, precisamos  autoavaliar-nos. Não seríamos nós também falsos profetas? Não seríamos nós também lobos ferozes vestidos com pele de ovelha, nos fazendo de bonzinhos para complicar a vida dos outros: marido, esposa, filhos, parentes, vizinhos, companheiros de trabalho, pessoas da igreja, etc? Não seria a nossa “bondade” uma tremenda armadilha? Queira Deus que não, mas, se for, ainda dá tempo para mudar de rota. Nunca é tarde para ser cedo… 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Estamos mesmo produzindo frutos bons? Se formos mesmo de Deus, como dizemos, nossos frutos deveriam ser excelentes, muito doces. Afinal,  o preço do plantio foi a cruz redentora. Infelizmente, tem até gente da Igreja produzindo frutos muito azedos. Produzir frutos bons não é outra coisa senão faze o bem. E fazer o bem, é agora e, não depois… Amanhã poderá ser tarde demais. Por vezes somos lentos demais em fazer o bem.  Portanto, descruzemos os braços. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Terminar a vida desta maneira, por preguiça ou descompromisso, não valerá a pena…

Oração

Senhor Jesus, verdade que liberta, vem libertar-me das armadilhas dos falsos profetas. Humildemente Te peço: dá-me os dons do Espírito Santo. Assim serei capaz de  perceber e conhecer os frutos produzidos pelos falsos profetas que me devoram e me desviam do caminho da vida, que és Tu, Jesus. Livra-me destes lobos ferozes. Ajuda-me a refletir se também eu não estou sendo lobo feroz para meus semelhantes. Coloca em minha vida o gosto e a satisfação de produzir frutos bons. Incendeia, Jesus, meu coração com o fogo do Teu amor. Assim serei menos lento na arte de fazer o bem. Que minha salvação eterna seja fruto da Tua graça e do meu empenho pessoal em produzir frutos excelentes na convivência familiar e social. Amém.

– Deus me abençoe e me guarde. Amém.
– Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém.
– Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Desejo-te um dia muito abençoado.

Com estima,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.