Trabalho Escravo

Trabalho Escravo

Por: cnbb.org.br O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, foi recebido nesta terça-feira, 29, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Dom Dimas pediu ao presidente que coloque em votação a PEC  do trabalho escravo (PEC 438/2001)

Por: cnbb.org.br

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, foi recebido nesta terça-feira, 29, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Dom Dimas pediu ao presidente que coloque em votação a PEC  do trabalho escravo (PEC 438/2001). Esse projeto de Emenda à Constituição estabelece a pena de expropriação de terras onde for constada a exploração de trabalho escravo.

“Esta PEC é um instrumento importante para que esta chaga social, que é o trabalho escravo, seja definitivamente extirpada do Brasil”, disse o secretário da CNBB.

Dom Dimas entregou ao presidente da Câmara um kit composto de materiais de conscientização das comunidades sobre a realidade do trabalho escravo no país. O material, incluindo um vídeo, foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Combate ao Trabalho Escravo formado pela CNBB há dois anos.

“O combate ao trabalho escravo atende a três frentes: prevenção, repressão e reinserção social”, explica dom Dimas. Segundo o secretário, a CNBB atua, especialmente, na primeira frente, enquanto ao Estado cabe, de modo particular, a segunda.

Dom Dimas disse que a CNBB, que já se preocupava com a realidade do tráfico de pessoas e exploração sexual de crianças e adolescentes, decidiu fortalecer sua ação de combate ao trabalho escravo. “Constituímos um GT específico com entidades parceiras da Igreja e da sociedade para pensar uma forma concreta de combate ao trabalho escravo”, conta.

O presidente da Câmara, Marco Maia, agradeceu a iniciativa da CNBB e confirmou a necessidade de se combater o trabalho escravo no país. “Estou convencido de que precisamos trazer este debate, com muita força, para dentro do Parlamento e avançar. Todas as medidas que puderem ser tomadas no sentido de evitar e combater o trabalho escravo, inclusive punindo aqueles que ainda insistem nesta prática no Brasil, precisam ser tomadas”, ressaltou Maia.

O secretário executivo do Mutirão Pastoral para a superação do trabalho escravo, ligado ao GT criado pela CNBB, padre Ari Antônio dos Reis, que também participou da audiência dom o presidente da Câmara, mostrou-se otimista com o encontro.

“O encontro foi significativo para acelerar a votação da PEC que servirá para inibir as iniciativas de exploração da mão de obra escrava no Brasil”, comentou. “É inaceitável que um país com tamanho desenvolvimento tecnológico conviva com esta forma de relação de trabalho”, acrescentou.
Segundo padre Ari, o presidente da Câmara assumiu o compromisso de se reunir com os lideres dos partidos para acelerar a votação da PEC.

Durante a audiência, Marco Maia entregou ao secretário da CNBB uma cópia do documento enviado, pela Câmara, ao Comitê do Prêmio Nobel da Paz, em Oslo, Suécia, que indica a Pastoral da Criança para receber o prêmio em 2011, pelos trabalhos feitos por Drª Zilda Arns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.